segunda-feira, 3 de março de 2014

Marcelo Pinto - O Palestrante do Bom Humor recomenda: Xô Mau Humor!

Bom Dia Pessoas risonhas e carnavalescas! Tudo bem? Compartilho hoje com vocês este interessante artigo postado ontem (domingo, 2 de março de 2014) pela Cristiane Ornelas
em seu próprio blog, com o título: “O mal do mau humor”. Confiram abaixo na íntegra e tenham todos um excelente Carnaval!

O mal do mau humor

A alegria é algo contagiante. Basta vermos alguém sorrindo, mesmo que não saibamos o porquê, o reflexo imediato é sorrirmos. Isso por que, sorrir ou ver alguém sorrir faz muito bem, não só a saúde mental, mas também física, pois além de garantir boas doses de endorfina e proporcionar bem-estar, uma boa risada ainda traz vantagens para os sistemas cardiovascular, respiratório e imunológico. Então, o bom da vida é mesmo sorrir.

Porém, nem todos conseguem sorrir ou expressar alegria facilmente e assim como o bom humor é contagiante o mau humor também o é. Basta percebermos uma expressão fechada para nos fecharmos também. Não há nada pior para um inicio de dia do que se dar um “bom dia” com todo o entusiasmo e recebermos um olhar reprovativo ou respostas do tipo: - Bom dia por quê? Só se for para você!

Se a pessoa que recebeu esta resposta, não souber como “driblar” a situação, ela certamente terá seu dia estragado logo cedo. O mau humor, assim como a alegria, pode ser contagiante.

Sentir-se desanimado, triste, com raiva, é algo natural que pode ocorrer com qualquer pessoa. No entanto, se este estado de espírito for rotineiro, independentemente de ocorrer algo bom ou ruim, o individuo está sofrendo de distimia, a doença do mau humor. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 3% da população do planeta, cerca de 180 milhões de pessoas, sofrem com esse distúrbio. Trata-se de um transtorno mental que se manifesta por um eterno descontentamento. Ou seja, nada lhe satisfaz, pois as pessoas que sofrem de distimia possuem um forte sentimento de pessimismo e de inadequação. São pessoas angustiadas, como se a qualquer momento algo de muito ruim fosse ocorrer. Estão constantemente preocupadas, possuem uma baixa autoestima e cansaço constante. São céticas e não sabem lidar com as frustrações e, por essa razão, podem se tornar pessoas raivosas. Aquele tipo de individuo que parece estar com raiva do mundo, mesmo sem qualquer razão aparente.

Este mau humor constante, além de ser prejudicial ao convívio social, profissional e familiar é prejudicial também a saúde mental é física, em alguns casos a doença pode levar a profunda depressão e ao suicídio. Além disso, o distímico é mais suscetível a desenvolver doenças cardiovasculares, câncer e distúrbios imunológicos. Felizmente, o mau humor é algo que pode ser tratado, mesmo o patológico. O mau humor corriqueiro, pode ser tratado com a alegria, com pensamentos positivos e altruístas. Já o mau humor patológico, necessita de diagnóstico médico para ser devidamente tratado. O que se sabe sobre a distimia é que ela não escolhe uma faixa etária, porém é mais comum no inicio da vida adulta, causada por experiências, que podem levar o individuo a uma total descrença da vida.

Agora vamos olhar para o mau humor, simplesmente como uma doença. Se somos capazes de prevenir doenças severas como o câncer, através de cuidados com a saúde, isso significa que podemos também nos prevenir contra o mal do mau humor. Pensando nisso, separei algumas dicas que julgo importantes na prevenção desta doença e que espero sinceramente livrem o mundo de muitos futuros mau humorados. Afinal, a vida é o que melhor há na vida. Então, vamos sorrir para ela e contagiá-la de alegria.

1. Durma bem
Não durma como os camelos, levando a carga nas costas, relaxe. Antes de dormir, procure ler um livro que lhe dê prazer. Ouça uma música, veja um filme agradável. Procure dormir o número de horas necessárias para que o seu corpo descanse. Para alguns são 8 horas, para outras são 4, independentemente do número de horas, o importante é que o sono seja tranquilo.

2. Acorde sorrindo
Parece algo muito complicado, mas não é. Acordar sorrindo não significa que você tenha que sair da cama, com um sorriso nos lábios mas, antes de se levantar, pense na sua música preferida, aquela que lhe trás boas recordações. Faça uma oração, qualquer coisa que lhe traga paz de espírito. Não tenha pensamentos negativos. Eu procuro antes mesmo de abrir os olhos, me espreguiçar e dizer a mim mesma: – Hoje, somente coisas maravilhosas acontecerão. Sorrio para o dia e digo muito obrigada Deus por esse dia maravilhoso. Esta é a minha forma de começar o dia e você pode encontrar a sua forma feliz de começar o seu.

3. Alimente-se corretamente
Tome um ótimo café da manhã, procure fazer várias pequenas refeições durante o dia e à noite dê preferência para alimentos leves. Desta forma, não só o seu corpo ficará mais leve, mas seu sono também.

4. Faça exercícios físicos
Faça uma caminhada, pratique algum esporte, o importante é se movimentar. Exercícios físicos são ótimas terapias auxiliares na prevenção de inúmeras doenças e não há mau humor que persista com uma boa caminhada.

5. Tenha relacionamentos saudáveis
O relacionamento saudável é a base para a saúde mental. Ter pelo menos um amigo com quem conversar tomar um cafezinho e jogar conversa fora, nos garante uma vida alegre e douradora.

Tenha um relacionamento amoroso saudável, pois o amor e a paixão nos dão disposição. Lembre-se que para um relacionamento amoroso ser algo de fato positivo, é necessário aceitarmos as diferenças, ver no outro alguém que nos completa e não alguém que deva ser igual a nós ou estar dentro de critérios pré-estabelecidos por nós. Cada pessoa possui sua individualidade e para que o relacionamento seja de fato saudável e benéfico, esta precisa ser estabelecida.

Dê valor à sua família, ao convívio com ela. É na família que aprendemos a lidar com nossas emoções, controlar nossos impulsos e demonstrar nossos sentimentos. Então, valorize cada minuto em família.

6. Tenha pensamentos positivos
Procure se livrar de todos os pensamentos negativos, dissipar aquela nuvenzinha de preocupação e de angustia. Trabalhe a sua respiração, Pense em palavras e frases que tenham um efeito positivo sobre suas emoções.

7. Reflita sobre seus sentimentos
Quando conhecemos nossos sentimentos e o impacto que cada situação tem sobre nós, sobre nossa forma de pensar e agir torna-se muito mais fácil, controlar emoções desagradáveis como à angustia, à raiva e o mau humor.

8. Doe-se
Particularmente para mim, uma das coisas mais benéficas e que contribuem de várias formas para alegria em nossas vidas é a doação. Doar um pouco do seu tempo para alguém, para algo que trará alegria e felicidade, para outras pessoas é algo tão maravilhoso que chega a ser inexplicável. Ver o sorriso no rosto de uma pessoa por um gesto, por uma palavra sua é algo que trás uma imensa alegria. Sempre que alguém me diz que não se sente bem, que se sente triste, esta é a minha receita: Doe-se, mas doe-se com amor, com alegria e você verá um dia negro tornar-se no melhor dia da sua vida.


Não existe uma receita pronta para não deixar o mau humor entrar em nossas vidas, mas a receita que acabei de dar pode minimizar seus efeitos sobre nós. Espero que com ela, todos nós consigamos manter a alegria de viver e que um bem maior haja sobre nós.