quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Marcelo Pinto reforça: A Importância do Bom Humor no Trabalho

Pessoas risonhas, compartilho com vocês algo que venho defendendo há anos: O Bom Humor no Trabalho. Então quando vi este artigo escrito por Jöel Thrinidad e postado no site ADMVITAL em 29/set/13, não resisti em dividí-lo com vocês na íntegra, conforme abaixo:

Dentre todas as competências que alguém possa trazer ao ambiente de trabalho, o bom humor é o excepcional. Não é algo elaborado, preparado ou ensinado nas Universidades, mas nato de cada candidato ou profissional que tenha o interesse em criar um clima organizacional compatível com o sucesso que espera.


Vivemos em um ambiente formatado por regras, metas, condições, prazos e desafios e se estes não forem cumpridos dentro do prazo, nos alimentarão de dissabores, tristezas, angustias, solidão e a frieza de um cargo de deveria nos libertar e não nos aprisionar.

O bom humor é responsável por nos ajudar a criar uma comunicação positiva entre as pessoas e isso se torna uma moeda interessante em que quanto mais se troca, mais se multiplica. Muito mais do que qualidade, o bom humor faz parte da competência individual de cada pessoa e com ela os desafios se tornam mais tolerados e encontramos o incentivo de continuar tentando, ainda que os caminhos pareçam incertos.

O alto astral torna o ambiente de trabalho um lugar possível onde as pessoas consigam fazer o que gostam e se sentirem satisfeitas com o que são, sem a preocupação corriqueira de parecer inteligente ou trazer para o dia-a-dia uma solução imediata para os problemas atuais. Ele ajuda com que cada um demonstre com mais liberdade as suas competências, facilita as relações entre colegas de trabalho e departamentos, ameniza antipatias e resistências, além de orientar o caminho certo para ampliar o networking.

O bom humor é um talento que impulsiona a atratividade. Torna as pessoas bonitas e atraentes pelo que são, incentiva que cada um seja um profissional qualificado por afastar de si um pensamento limitante ou insuficiente de conduta, além de garantir um ambiente saudável a ser compartilhado por todos.

Não são apenas os resultados que precisam ser alcançados, mas formar e manter alianças e em um ambiente de trabalho nada é totalmente garantido. Hoje em dia poucas empresas ainda mantêm um plano de carreira definida para cada profissional. Pelo contrário, elas perceberam que mesclando perfis profissionais, diferentes formações e condutas, ajudam com que cada pessoa procure melhorar suas competências, incentivando novas ideias e oportunidade de tanto o mais velho, quanto o mais novo de casa, seja promovido por seu talento e contribuição e não mais por uma linha sucessória de cargo e salario.

Somos candidatos em potencial para alçar novos voos, ter oportunidades e aprender coisas novas, permitindo que as coisas novas possam fazer parte daquelas que pareciam antigas, e nesses casos o bom humor, ajuda com que haja satisfação em outros profissionais de lutarem ao seu lado por um objetivo em comum.

Entre todos os talentos que alguém possa ter, a resiliência consegue dar um passo à frente em pessoas que possuem bom humor, pelo simples fato dela se sustentar na ideia de que um aparente problema ou dificuldade não seja parâmetro suficiente para baixar a guarda e deixar de ver a solução para as coisas que mais necessitam.

Nada no mundo é melhor do que estar ao lado de quem consegue enxergar um mundo de forma positiva e em condições favoráveis de exercer com prazer a sua atividade, permitindo que os outros façam o mesmo.

O bom humor consegue abrir o coração das pessoas, permitindo acesso fácil entrando pelos olhos e ouvidos e vai direto ao coração. É a demonstração clara de inteligência emocional que facilita a comunicação e a interação entre as pessoas, tornando o desafio de ser melhor igualmente para todos, ainda que haja por trás um ideal diferenciado de felicidade para cada individuo.

Torna a capacidade analítica mais espontânea por permitir olhar para um problema com mais leveza, incentiva que as demais pessoas se tornem parte da solução que precisa, não cria condições para aproximação e muito menos limita as pessoas da sua companhia. Pelo contrário, o bem humorado, está sempre rodeado de pessoas que buscam a alegria como uma saída para necessidade pessoal de fugir de um problema ou uma aparente dificuldade que não consiga ver uma solução imediata.

Além da inteligência emocional, o bem humorado também desenvolve a empatia, que é a condição natural de se colocar no lugar do outro, facilitando a comunicação e o interesse em ajudar e de ser ajudado. As grandes alianças e amizades, além de bons negócios surgem de oportunidades como estas e vão se alastrando por onde o profissional tiver a oportunidade de pisar os pés. Além de causar nas pessoas um depoimento espontâneo e sincero de suas atitudes, comportamento e sociabilização.

É claro, que quando me refiro ao bom humor, excluo disso as brincadeiras fora de hora que estimulem preconceitos ou que permitam gozar da fraqueza e da dificuldade de algum colega em um determinado tempo. Isso com certeza, não seria inteligente e nem tão pouco tolerado em uma empresa no qual as pessoas tenham o principio do respeito mútuo e da cordialidade.

É necessário compreender que cada pessoal tenha seu diferencial e que em cada diferencial o talento se sustenta. Muitos encaram a seriedade como cartão de visitas de sua conduta profissional e isso não os desmerece de maneira alguma, entretanto quem consegue levar para o ambiente de trabalho a oportunidade de se tornar acessível, bem-quisto, leveza de espirito tem a facilidade de se tornar mais atraente diante de quem não seja.

Quem consegue trazer para a sua vida o bom humor, trabalha melhor as questões mais difíceis e inevitáveis da vida como o desgaste emocional, o transito, o tédio, a desmotivação, a competitividade, as relações profissionais e familiares, além de permitir um aumento da produtividade mesmo em ambiente de continuo estresse.

O bom humor com certeza abre portas, ajuda a manter o autocontrole emocional, a autoestima, a relação com a equipe, além de incentivar um ambiente descontraído, tornando-o quem pratica um líder atraente, desejado, esperado, valorizado, mesmo que não lidere um grande numero de pessoas, mas faz com excelência diante das pessoas a sua volta.

Nada melhor do que ter a mente aberta para ampliar os horizontes de um mundo padronizado como o mundo corporativo, permitindo relações amistosas e livres dos conceitos naturais que a vida nos impõe cotidianamente.

O riso é o melhor condutor que existe. Permite em um simples gesto de alegria e liberdade mesmo a quilômetros de distancia. Pensar e praticar é tornar o mundo a sua volta melhor.

Em Busca da Felicidade

Olá Pessoal, gostaria de compartilhar com vocês um artigo muito legal postado pela Renata Silva no site Revista Melhor com o título “Em busca da Felicidade – Como pessoas e organizações podem ser mais alegres e mudar seu estilo de vida”. Confiram o texto abaixo na íntegra:

Ser feliz deveria ser uma obrigação. Uma necessidade diária que renovasse energias, promovesse sorrisos e mudasse o clima e as pessoas a sua volta. Pois é, mas o mundo anda muito corrido e nós nos esquecemos de incluir mais alegria no nosso dia a dia. Parece bobagem, mas quando se adota atitudes felizes o mundo a nossa volta muda, trazendo mais autoestima, saúde e perspectivas de vida.

No ambiente profissional não é diferente. Sabe-se que empresas felizes tornam-se mais produtivas, mas como promover espaços e ações que tragam esse benefício ao colaborador? Uma das alternativas é investir no clima organizacional.

Com o passar dos anos os gestores começaram a dar a devida importância em construir ambientes saudáveis, com ações que englobem uma atmosfera mais descontraída. Para Victor Mirshawka Junior, professor e autor de Pequeno livro da alegria (DVS Editora), o ambiente descontraído, dentro do limite do respeito e da demanda produtiva serve para catalisar e potencializar a geração de resultados melhores. "Dessa forma, fica mais fácil a delegação de tarefas pelos líderes, a criação de equipes de projeto de alta performance, a geração de ideias visando inovação e uma série de outras consequências positivas".

Para que isso seja possível ele enfatiza que deve ser apresentada ao gestor a importância de "gerir" o clima organizacional para aumentar o nível de felicidade dos funcionários. "Após isso, o RH pode contar com diversos instrumentos disponíveis cujo propósito é diagnosticar o clima organizacional. A partir das conclusões sobre o clima advindas dessas ferramentas de diagnóstico, a área pode e deve implementar e/ou refinar seus programas de seleção, treinamento, formação, reconhecimento e recompensas de forma a caminhar em direção a um estado geral de maior felicidade dos funcionários."

Mas não é apenas o RH o responsável por criar ambientes felizes e alegres entre seus funcionários. Essa prática também deve partir do próprio colaborador, que precisa colocar uma dose diária de alegria em tudo o que faz, seja no trabalho ou na vida pessoal. Para isso Mirshawka traz como dica prestar mais atenção às atitudes que permeiam as tarefas e hábitos diários, mudando a maneira de interpretá-los. "A reflexão sobre a maneira pela qual escolhemos viver pode facilitar mudanças em direção a um novo modo de levar a vida, que se incline mais para a gratidão do que para o ressentimento, mais para o "enxergar" oportunidades do que problemas."

Confira algumas dicas de Mirshawka para inserir mais alegria e felicidade no seu dia a dia:

Feche os olhos e sonhe o seu sonho mais impossível
Registre seu propósito na vida
Reze em voz alta
Anuncie sua gratidão
Realize um ato de bondade aleatória e anônima
Diga "bom dia" a todos, sem exceção
Sorria antes
Converse com um estranho e finja que o conhece
Beba água... da chuva
Deguste um chocolate escondido
Não se leve muito a sério
Imagine uma profissão nova e trabalhe nela o dia todo

Em 27/11/13 estarei mais uma vez no CBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento

Olá Turminha Bem Humorada, tudo certinho? É com alegria que lhes compartilho com todos vocês minha participação no 28º CBTD, com a palestra P-29 que tratará do Bom Humor nas Vendas, com o tema: Vendedor Positivo não perde a viagem!. Será no dia 27 de novembro (4ª feira) das 15h30 as 16h30 no Mendes Convention Center em Santos.
Abraços risonhos à todos vocês!