sexta-feira, 4 de março de 2011

DOUTOR RISADINHA EM LINHA COM AS INICIATIVAS DE PORTUGAL ENVOLVENDO CRIANÇAS NA YOGA DO RISO

Pessoal, vejam que iniciativa muito legal realizada lá em Portugal, foi postada hoje (04/março) pela Filipa Estrela para o jornal Destak de lá!
"O Brahmi Oriental Wellness leva no dia 6, às 11h, à Fnac do CascaiShopping o Yoga do Riso na Terra da Alegria"
Esta é uma sessão para crianças dos 4 aos 11 anos, onde se descobre o que é o riso, para que serve e como funciona a fábrica onde é produzido.

A visita à Terra da Alegria é feita entre sorrisos e gargalhadas, com movimento, expressão corporal e dinâmicas lúdico-pedagógicas.

O Yoga do Riso, ou 'ginástica da gargalhada', foi criado pelo médico indiano Madan Kataria e desenvolve uma atitude positiva e criativa perante a vida.

O acesso é livre.

http://www.destak.pt/artigo/89243-yoga-do-riso-na-fnac-do-cascaishopping

DOUTOR RISADINHA COMEMORA O CARNAVAL COM MUITO RISO!

Oba! Começa hoje à noite o Carnaval, a Festa do Riso e o Doutor Risadinha aproveita esta oportunidade para destacar mais uma vez a relação do Riso com o Carnaval, que é uma festa de repercussão mundial.

Quando estudamos sobre o Carnaval encontramos várias informações desencontradas, porém, consta que foi a Igreja Católica, em 1545, no Concílio de Trento, quem determinou que o Carnaval não deveria ser hostilizado pelo Clero e deveria ser realizado dias antes da Quaresma, como uma forma de compensação pela abstinência que antecede a Páscoa, motivo pelo qual ele termina antes da Quarta-feira de Cinzas. O Carnaval surgiu no Brasil em 1.723 com a migração portuguesa, que nos trouxe as brincadeiras e festejos carnavalescos.

E segundo o português João Ferreira Duarte, professor da Universidade de Lisboa, “o elemento que unifica a diversidade de manifestações carnavalescas e lhes confere a dimensão cósmica é o Riso, um Riso coletivo que se opõe ao tom sério e à solenidade repressiva da cultura oficial”. O Carnaval institui uma nova forma de comunicação social e de abolição das formalidades e etiquetas.

As pessoas quando brincam o Carnaval, passam a vivê-lo de acordo com sua principal regra que é a Liberdade pura e simples, pois ele é universal e existe para o povo. Assim como o Riso, essa é também a essência do Carnaval: capaz de aliviar as situações mais difíceis e amargas, tornando-se assim, uma verdadeira terapia em grupo.

Muitos estudiosos consideram que o Carnaval é a “segunda vida do povo”; é a “sua vida festiva”, que baseada no princípio do Riso, torna-se a “Festa do Riso”, que trás para o mesmo nível do povo, quem o censura ou domina, apresentando em muitas das vezes, situações invertidas, pois as fantasias permitem que o homem vire mulher, o pobre vire rico, o anônimo vire celebridade, ou seja, o uso da máscara permite a confusão e dissolução de identidades pessoais e sociais.

O Carnaval, principalmente aquele de rua, conforme identifica o filósofo russo Mikhail Bakhtin, “consagra a confraternização geral, universal, onde os preconceitos de raça, cor, condição sócio-econômica e raiz familiar são esquecidos”. Nele reina uma forma especial de contato livre entre pessoas que no dia-a-dia estão separadas por barreiras intransponíveis, tais como, emprego, fortuna, idade, etc. Assim também é o Riso: não escolhe classe social, sexo, raça, sendo um ótimo aglutinador de pessoas.

Marcelo Pinto, conhecido como Doutor Risadinha, nos lembra que o Riso já foi destaque de algumas Escolas de Samba paulistas e cariocas. Em 2005 a Unidos do Viradouro participou do Carnaval carioca com o samba enredo: “A Viradouro é só Sorriso !” e em 2007 a Mocidade Alegre foi declarada Campeã Paulista com o samba enredo: “Posso ser Inocente, Debochado e Irreverente... Afinal, Sou o Riso dessa Gente!!!”, destacando que o Riso é a própria expressão da Alegria; e assim como os cariocas têm o Renato Sorriso como um dos ícones carnavalescos do Riso, neste ano teremos Renato Aragão o “Didi” dos Trapalhões como destaque paulista na Escola de Samba X9.

O Riso também é tema de diversas músicas e marchinhas de Carnaval, das quais, creio que a mais conhecida e consagrada é a “Máscara Negra”, composta por Zé Kéti e Pereira Matos em 1967: “Tanto riso, oh / Quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão / Arlequim está chorando pelo amor da Colombina / No meio da multidão...”

É isso aí pessoal, e em comemoração ao Carnaval 2011, o Doutor Risadinha, além de sair na ala Família Reunida da X-9 Paulistana, cujo tema é a Alegria e o Riso, tendo o Didi como destaque, também organizará no Espaço do Riso uma série de palestras sobre os benefícios do Riso. Entre em contato com o Espaço do Riso e inscreva-se!

Serviço: O Espaço do Riso funciona às segundas, quartas e sextas entre às 13 e 18 horas e aos sábados, das 10 às 16 horas. O endereço é Rua Leite de Morais, 42 – sala 17, esquina com a Rua Voluntários da Pátria, próximo do Metrô Santana. Contato pelo tel.: 11-2281-7605 ou através do e-mail marcelopinto@doutorrisadinha.com  ou espacodoriso@gmail.com  .

Marcelo Pinto, é também gelotólogo, palestrante, fundador do Espaço do Riso e do Clube da Gargalhada de São Paulo, consultor para inserção do Riso e da Descontração no ambiente de trabalho e Líder da Gargalhada certificado pelo Clube da Gargalhada do Brasil, pela Escola do Riso de Portugal e pela Diverrisa da Espanha e mantenedor do seu canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/doutorrisadinha  , do Blog Espaço do Riso: http://doutorrisadinha.blogspot.com/  e também do site: http://www.doutorrisadinha.com/  .