sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Doutor Risadinha adverte: O Riso é uma emoção incontrolável e contagiosa. Confiram nesta matéria.

Turminha do Riso, notem nas matérias a seguir como o Riso é incontrolável e contagioso (duvido que você conseguirá ficar sem ao menos sorrir ao assistir este vídeo). Estas matérias foram postadas ontem (23/09) no blog Território Nenhum e pela BBC.

Sobre o riso. “Rir é viver de maneira muito profunda. Tenho pavor de um mundo que está perdendo o senso de humor.” (Kundera)
Às vezes tenho a impressão de que os macacos também riem, apesar de acreditar que rir é uma atitude fisiológica própria do animal humano. Durante a idade Média esta atitude não era tolerada. O cristão é fundamentalmente uma pessoa séria. Há um trecho de O nome da rosa em que há uma discussão muito interessante sobre o riso. Uma discussão que parte da leitura de que Cristo não ria por não haver uma passagem se quer no evangelho em que ele apareça sorrindo.

O riso será explorado na renascença por Rabelais através de duas obras da literatura universal, Gargântua e Pantagruel. Significou algo novo e até revolucionário naquele contexto de final da Idade Média. Rir dos outros e de nós mesmos é uma atitude fundamental. Não o riso do deboche, da piada preconceituosa, da humilhação do outro, mas aquele tipo de riso que nos faz crescer, que nasce do humor inteligente ou até mesmo de coisas banais e engraçadas.

Na minha adolescência já tive vontades de rir dentro da Igreja em várias situações engraçadas. Como é difícil segurar o riso, quanto mais tentamos contê-lo mais ele explode dentro da gente.Interessante como em dados momentos solenes o riso consegue fazer por um momento, aquela cerimônia perder o sentido. O chapéu de alguém que cai sobre o caixão de uma cova que acabou de ser aberta faz o enterro perder o sentido: nasce o riso.
http://territorionenhum.blogspot.com/2010/09/sobre-o-riso.html

E isso é a mais pura realidade. Quanto mais tentamos conter o Riso, mais difícil fica. E para comprovar vejam a reportagem abaixo que foi postada pela BBC:
Ministro suíço tem ataque de riso. Hans-Rudolf Merz tentava responder pergunta sobre importação de carne.
O ministro das Finanças da Suíça, Hans-Rudolf Merz, teve um ataque de riso no Parlamento na quarta-feira. O vídeo com as gargalhadas de Merz já foi assistido por milhares de pessoas na rede mundial de computadores. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=E5agWxzWTsc

O ministro lia uma pergunta impenetrável sobre a burocracia para a importação de carnes temperadas, quando acabou não contendo o riso. Diante do parlamento suíço, Merz ainda tentou se controlar e voltar a ler, mas acabou gargalhando outra vez. Ele depois admitiu não ter entendido o jargão empregado na pergunta.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/ministro-suico-tem-ataque-de-riso.html

É isso aí Turminha, por mais que nos esforcemos, quando o Riso se desperta em nós, fica muito difícil controlá-lo. Por isso que eu sempre recomendo: numa situação assim, devemos nos entregar ao Riso até como forma de externá-lo em sua totalidade e reaver o controle da situação mais rapidamente, devendo brincar e tirar proveito dela, afinal, para que levar a vida tão à sério, não é mesmo?

Abraços com coçadinhas do Doutor Risadinha.

Doutor Risadinha abre a SIPAT da Pfizer/Fort Dodge em Campinas

Olá Turminha do Riso, tudo blz? Nesta semana (20/09) fui convidado para a abertura da Semana Interna de Prevenção dos Acidentes do Trabalho/SIPAT na Pfizer/Fort Dodge de Campinas e foi muito legal. O pessoal lá é super divertido e participativo.

O riso é mesmo tudo de bom, né? E para provar, trouxe para vocês abaixo uma postagem realizada hoje (24/set)  em 24/set pela Fernanda Lage, que nos relembra porque ´"Sorrir é um remédio que não tem contra indicação...". Confiram abaixo:

Sorria
Em uma pesquisa realizada na Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, pacientes diabéticos do tipo 02 foram submetidos a sessões diárias de comédia durante 30 minutos. O resultado das boas gargalhadas, acompanhadas do medicamento, fizeram com que as taxas de adrenalina, os hormônios do estresse, diminuíssem.

Está comprovado que o bom humor e o otimismo combatem vários tipos de doenças, tanto que muitos hospitais utilizam projetos de humanização para ajudar os pacientes no tratamento de doenças.

Quando uma pessoa está de bem consigo mesma acaba fazendo as coisas com prazer e bom humor. Para chegar a este estado de espírito é preciso estar muito bem resolvido com ele mesmo, para depois virem os resultados: mais amigos, saúde, entre outras coisas.

Quando sorrimos o nosso cérebro estimula a produção de endorfina e serotonia, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Já quando sentimos raiva, a resposta do nosso corpo tem efeito contrário, liberando dois hormônios, o estradiol e adrenalina, que enfraquecem o sistema imunológico.

Outro ponto a favor dos adeptos do sorriso fácil é que, na maioria das vezes, são pessoas bem resolvidas e com alta estima elevada. A dica é, sorria e se sentirá mais otimista para correr atrás do que deseja.
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&type=5&url_id=3440