quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Repercussão da 1ª Comemoração no Brasil do Dia Internacional da Diversão...

O Dia Internacional da Diversão no Trabalho 1º de abril

Doutor Risadinha adverte: bom humor e descontração aumenta lucratividade das empresas

Booomm Diiiaa, Turminha do Riso, tudo bem? Segue abaixo uma matéria muito "produtiva" escrita para O Globo por Ione Luques com o título "Empresas movidas a bom humor e descontração".

Eu gostei muito desta matéria pois ela vem reforçar o que venho defendendo há muito tempo sobre a importância da diversão no ambiente de trabalho. Inclusive devo relembrar que foi neste ano que o Consultor do Riso, Doutor Risadinha (sou eu!!!) trouxe para o Brasil pela primeira vez e no dia 1º de abril a comemoração do “Dia Internacional da Diversão no Trabalho”. Vocês se lembram !!! Esta data é comemorada oficialmente há 12 anos nos Estados Unidos e também é celebrada em vários países da Europa. Confiram no link a seguir a entrevista que concedi à época:
http://jcconcursos.uol.com.br/Concursos/Noticiario/Consultor-fala-do-Dia-da-Diversao-no-Trabalho-25442

E assistam também no link abaixo ao Programa Sorria e Tenha um Bom Dia apresentado pelo Doutor Risadinha, dedicado exclusivamente à esta comemoração:
http://www.youtube.com/watch?v=alJwlvV7UOE

Agora vamos conhecer o artigo da Ione, postado em 14/setembro (3ª feira passada):

Empresas movidas a bom humor e descontração
Quando existe foco e direcionamento, não importa como o profissional vai atingir os resultados que a empresa espera. Isso depende apenas dele e deixa de ser motivo de pressão, o que acaba criando um bom ambiente para a equipe. Um bom exemplo, segundo o diretor da Dale Carnegie, Antonio Luiz Mendez, são as empresas de Tecnologia da Informação (TI), como Google, Apple e Microsoft, famosas por seu clima de liberdade de expressão e de descontração:

- As pessoas têm liberdade para várias coisas, como decorar suas próprias estações de trabalho ou jogar um videogame na hora de descanso. Isto em nada prejudica o desempenho da equipe, desde que todos saibam o que se espera em termos de resultados. É melhor você trabalhar num ambiente descontraído, onde tenha liberdade de ação, do que num ambiente tenso, sempre sério e de pouca interação.

Na Conception, empresa de eventos, design e TI, o trabalho é movido à descontração - do relacionamento entre os funcionários até a forma como eles se vestem. Bermuda e boné são liberados e até um dos sócios é adepto a esse modelo informal.

- Com um ambiente descontraído, as dificuldades diárias se tornam muito mais amenas e acabam virando motivo de boas risadas, quando resolvidas. Tudo se torna mais fácil e agradável - afirma Ronaldo Rocha, diretor financeiro da empresa.

O bom humor é tanto que os funcionários montaram um mural onde ficam expostos fotos de personagens de desenho animado e de pessoas famosas que tenham alguma semelhança com eles. Cada funcionário tem o seu "representante" e nem mesmo os chefes e a copeira do escritório escaparam da brincadeira. Além disso, a empresa costuma organizar pelo menos um evento mensal: juntar o grupo para ir ao kart, jogar uma partida de paintball ou o tradicional happy-hour num barzinho. Marcar um dia para cada um levar seu bichinho de estimação para o escritório, próximo ao fim do expediente, também faz parte do calendário de eventos: é o 'pet day'. O que não é nada comum são os animais: até macaco e cobra já bateram ponto por lá.

- O ambiente que criamos aumenta cada vez mais os laços entre todos os funcionários. Isso torna a criatividade e a produtividade cada vez maiores, pois nos divertimos obtendo resultados.

Rocha, no entanto, admite que, às vezes, o ambiente de total descontração resulta em perda de foco:

- Mas aqui ninguém tem problema de puxar a orelha do outro, para que voltemos à produção e não percamos a responsabilidade com o cronograma.

O bom humor e a descontração de funcionários e sócios nunca atrapalhou os negócios ou afastou futuros clientes. Muito pelo contrário. Segundo o diretor da Conception, a maioria admite que adoraria trabalhar numa empresa tão alegre.

- É um ambiente que cativa.

A postura dos sócios, que toda vez que fecham um contrato convidam todos os funcionários para comemorar, é outro ponto positivo, pois os colaboradores sentem que o trabalho da equipe é valorizado.

- Isso mostra claramente para a equipe que a empresa valoriza cada integrante, tratando-os de forma mais humana.

A Rádio Ibiza também é um bom exemplo de sucesso regado a boas risadas. A empresa adotou o bom humor como valor na construção da marca e defende que um ambiente descontraído levanta a moral dos funcionários, diz Pedro Salomão, diretor executivo da rádio.

- Procuramos interferir na vida dos 30 funcionários ativamente. É legal saber como anda a vida de cada um fora do trabalho para desenvolvermos a sensibilidade de entender seus problemas e suas fraquezas, até mesmo para dosar as brincadeiras.

Segundo ele, as brincadeiras são sempre positivas e servem de remédio para as dificuldades do dia a dia. A empresa busca ainda mostrar aos gestores que o bom humor faz parte de sua administração:

- Aprendemos a dar risadas o tempo todo. Temos, inclusive, os momentos de 'terapia coletiva do riso', onde uma piada faz um dia diferente.

Brincadeiras à parte, Salomão destaca que também é preciso saber impor limites, principalmente em momentos onde a concentração é necessária, e implantar o bom humor com brincadeiras saudáveis.

- Acreditamos em pessoas felizes. E isso deve ser sincero. Não pode ser montado, fake. Associamos, sim, trabalho a prazer. (Por Ione Luques)

http://oglobo.globo.com/economia/boachance/mat/2010/09/13/empresas-movidas-bom-humor-descontracao-917617498.asp

É isso pessoal. Levem muita alegria e descontração para a empresa em que vocês trabalham e se precisarem de ajuda, contem comigo. Valeu?