quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA bombará nesta 2ª feira (08/fev) com o clown Marcos Casuo. Não percam !!!

Olá Turminha do Riso, que alegria estar com vocês novamente.


Gostaria de dividir com vocês como foi o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA desta 2ª feira (01/fev) em homenagem a volta às aulas. Além da divertida piada do Aldão imitando o bebado no velório e da apresentação da técnica para darmos uma verdadeira gargalhada, tivemos a divertida e esclarecedora entrevista com a Profª Ivone Engelmann sobre a Terapia do Riso sob o enfoque “ria de si mesmo”.

Agora para a próxima 2ª feira (08/fev) teremos a partir das 10hs, no http://www.demaistv.com.br/  nada mais, nada menos, do que a presença fantástica do primeiro brasileiro a fazer parte do Cirque du Soleil, o Marcos Casuo que comandou o show Alegria por todo o mundo e hoje comanda o Universo Casuo e será entrevistado pelo Doutor Risadinha no programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA. Não percam!!!

E para comemorar o retorno às aulas, também podemos acompanhar a entrevista que gravei para o blog da Editora Gente, falando sobre a importância do Riso na Sala de Aula. Confiram no link http://www.editoragente.com.br/blog/2010/02/02/volta-as-aulas-com-muito-riso/

Agora vamos conhecer o que foi publicado na internet sobre o Riso:

Postado em 04/fev


Alguns aspectos do riso?
Quando produzimos uma risada se forma em nossa boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. O riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria - razão pela qual - o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

A ciência que estuda o riso se chama gelotologia. Essa área do conhecimento humano nos explica que o riso é a forma mais antiga de comunicação.
Fonte: www.vocesabia.net
http://projetofuturoevidajf.blogspot.com/2010/02/voce-sabia.html


Postado em 03/fev


Yoga do Riso – O que é?
O Yoga do Riso é uma mistura de exercícios de gargalhada e de respiração (Pranayama).
Trata-se duma actividade lúdica com profundas consequências ao nível da transformação do estado de ânimo.
Em geral, as sessões do riso realizam-se em três partes:
1. Preparação, aquecimento e/ou actividades para quebrar o gelo;
2. Exercícios do Riso, com os quais as pessoas podem rir, sem motivo aparente;
3. Meditação do Riso, ajudando pouco a pouco a que o riso fingido se vá transformando em riso verdadeiro.
Pretende-se contribuir para a Paz Mundial, ajudando as pessoas a encontrar a Paz em si próprias.
O Riso dissolve conflitos, ajuda a perdoar e é o elixir mais poderoso do Amor.
Ver: http://www.escoladoriso.com/  em Portugal e http://www.laughteryoga.org/  (Por Grão de Areia)
HTTP://A-PRAIA-DO-DESTINO.BLOGSPOT.COM/2010/01/YOGA-DO-RISO-O-QUE-E.HTML


Postado em 02/fev


“Era muito mais fácil se a serotonina se medisse como o sal na sopa”
Zachary Mainen, Coordenador do Programa de Neurociência da Fundação Champalimaud, acaba de receber uma bolsa do European Research Council, de 2,3 milhões de euros, a primeira atribuída a um cientista desta área a trabalhar em Portugal. Objectivo: estudar a Serotonina, o químico da felicidade.

(...) E a sua curiosidade, neste momento, é o papel da serotonina. O que é?
É um químico, um neurotransmissor que permite a comunicação entre os neurónios no controlo de comportamentos que vão desde comer, a dormir, passando pela ansiedade ou depressão.

Mas como funciona?
(gargalhada) Se fizer uma pesquisa na internet aparecem-lhe centenas de milhares de referências. Se perguntar um cientista o que faz, como aconteceu agora, ele encolhe os ombros e responde que não sabe bem! É misteriosa. (...)

Quando uma pessoa deprimida vai ao médico, o médico diz «ah isso é a serotonina que está em baixo, vou receitar-lhe um anti-depressivo que vai fazer subir esse nível, e vai sentir-se melhor». E eu pergunto: como é que sabe que o nível de serotonina está baixo? Não pode fazer uma análise e comprovar se é mesmo isso o que se passa?
De facto era mais fácil se a serotonina fosse como o sal na sopa – tem de mais, tem de menos, aumenta-se, diminui-se. E tem razão, na medicina é isso que se faz, é medir o sal a olho.(...)

Dai a importância do seu trabalho - se conseguirmos perceber para que serve em cada momento podemos criar medicamentos ou tratamentos mais específicos, é isso?
Exactamente. Para isso temos que a observar cuidadosamente. Sabemos já que no cérebro, há neurónios específicos que a produzem. São poucos, menos de 1%. Quando disparam, espalham serotonina pelo cérebro. Agora estamos a usar ferramentas novas e poderosas (como genes que são introduzidos no rato através de um vírus), de forma a perceber melhor como tudo acontece. (Por Isabel Stilwell – Editorial@destak.pt )
http://www.destak.pt/artigo/52650


Postado em 01/fev


Sorria Sempre
O sofrimento é algo que aprendemos a sentir dentro de uma situação que contraria a nossa vontade.
A situação existe, mas sofrer dentro dela pode ser escolha nossa.
Veja como é importante o sorriso:
Se sua vida financeira não está das melhores:
Sorria! O sorriso gera prosperidade.
Se em sua família, ainda há conflitos:
Sorria! O sorriso manda o mal humor, a falta de paciência embora.
Se o progresso parece lento em seu trabalho
Sorria! O sorriso abre portas para novas oportunidades e possibilidades
Se alguns amigos o desapontaram
Sorria! O sorriso é um imã para novas amizades.
Se sua saúde está debilitada
Sorria! O sorriso fortalece as defesas do corpo.
Se você se preocupa demais com sua idade
Sorria! O sorriso deixa nossa face jovem.
Se sentes sozinho, e solitário
Sorria! O sorriso conquista boas companhias.
Se você não se sente amada
Sorria! Existe JESUS nosso único Senhor, que te ama tantooooooo e te fez imagem e semelhança dEle!!!
http://peneiradejoio.blogspot.com/2010/01/sorria-sempre.html


Postado em 29/jan


O que há de sério no riso?
“O rígido, o esteriótipo, o mecânico, por oposição ao flexível, ao mutável, ao vivo, a distração por oposição à atenção, enfim, o automatismo por oposição à atividade livre, eis em suma o que o riso ressalta e gostaria de corrigir.”

Seria então o riso uma forma de correção?
(...)Bergson afirma que o riso exprime inadaptação à sociedade. (...) Muitas vezes, rir de si mesmo é uma forma de refletir, de compreender os próprios processos e revê-los. Bergson afirma que para uma situação ser risível, não podemos nos comover com ela; o riso é incompatível com a emoção e exige certa insensibilidade. (...) Quando nos distanciamos o suficiente para conseguirmos rir do que nos afetava, aumenta a possibilidade de encontrarmos formas mais eficazes para lidar com a situação.

Outras vezes, rir de si mesmo é uma forma de colocar-se em situação de ridículo. Um segundo significado e alcance social do riso descrito por Bergson: “enrijecimento para a vida social”. (...) Ao mesmo tempo em que o riso revela os preconceitos de uma sociedade, pode funcionar como “trote social”, “humilhação”, imposição desses mesmos preconceitos. (...)

Referências Bibliográficas: BERGSON, H. O riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Fonte: Monica Aiub/Vya Estelar)

Muito bom. Gostaria agora de pedir para vocês aquela ajudinha básica e de costume, para me ajudarem a divulgar este trabalho, o programa SORRIA E TENHA UM BOM DIA e o conteúdo deste blog, para o maior número possível de contatos de seus redes de relacionamento, beleza?